top of page
  • Correa e Lopes

NOTÍCIA

Sped - Prorrogada a previsão de implantação das alterações introduzidas na Nota de Documentação Evolutiva da EFD-Contribuições nº 1/2018


A Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) havia divulgado, em seu site na Internet, a Nota de Documentação Evolutiva (NDE) da EFD-Contribuições nº 1/2018, a qual que teve como objetivo disponibilizar as alterações do leiaute e do Manual de Orientação do Leiaute da Escrituração Fiscal Digital da Contribuição para o PIS/Pasep, da Cofins e da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (EFD-Contribuições).


Ocorre, porém, que a previsão de implantação do novo leiaute do PVA, contemplando essas alterações, foi prorrogada para o dia 02.01.2019 (antes estava prevista para o dia 03.10.2018).


As alterações a serem implementadas referem-se à escrituração de ajustes na base de cálculo do PIS-Pasep e da Cofins, conforme destacamos a seguir:


a) foram incluídos campos e registros, conforme segue:

Bloco M Registro M215 Detalhamento dos Ajustes da Base de Cálculo Mensal de PIS-Pasep Apurada

Bloco M Registro M615 Detalhamento dos Ajustes da Base de Cálculo Mensal de Cofins Apurada;

Bloco 1 Registro 1050 Detalhamento de Ajustes de Base de Cálculo - Valores Extra Escrituração

b) foram alteradas as orientações dos registros, conforme segue:

Bloco M Registro M210 Detalhamento da Contribuição para o PIS/Pasep do Período

Bloco M Registro M610 Detalhamento da Contribuição para a Seguridade Social - Cofins do Período

Fonte: Editorial IOB

 

Tributos Municipais/Rio de Janeiro – Disponibilizado hoje o sistema de agendamento online para atendimentos na sede da Prefeitura relacionados ao ISS e taxas


A Secretaria Municipal de Fazenda abre hoje (28/08) o sistema de agendamento online para atendimentos relacionados a ISS e taxas, a serem realizados na sede da Prefeitura do Rio, a partir de 04.09.2018.


Entre os serviços onde o agendamento online será necessário, estão a baixa de inscrição municipal, a consulta de débitos da Taxa de Inspeção Sanitária (TIS) e a retirada de certidões, como a de Situação Fiscal e a de Visto Fiscal.


O agendamento deverá ser feito no portal Carioca Digital (https://carioca.rio), onde será necessário efetuar o login, acessar a opção "Empresas e Autônomos", e, em seguida, selecionar a opção "Agendamento ISS/Taxas", após, o contribuinte poderá escolher um horário de sua conveniência, podendo agendar mais de um atendimento por dia, contudo, só será permitido um tipo de serviço para cada inscrição municipal.


Ressalta-se que, no momento do atendimento, o próprio contribuinte ou a pessoa legalmente habilitada é quem deve comparecer ao Plantão Fiscal munida da identidade pessoal, procuração e contrato social, ou estatuto e ata de eleição da atual diretoria, devendo chegar ao local indicado com 10 minutos de antecedência, com o protocolo gerado após a conclusão do agendamento pela Internet.


(Comunicado SMF s/nº de 27.08.2018 - DOM Rio de Janeiro de 28.08.2018)


Fonte: Editorial IOB

 

ICMS/RJ - Divulgado o PMPF para gasolina, diesel, GLP, QAV, AEHC e GNV, com aplicação a partir de 1º.09.2018


Foi divulgado o preço médio ponderado a consumidor final (PMPF) de gasolina, diesel, gás liquefeito de petróleo (GLP), querosene de aviação (QAV), álcool etílico hidratado combustível (AEHC) e gás natural veicular (GNV), com aplicação a partir de 1º.09.2018.


(Portaria SUT nº 161/2018 - DOE RJ de 28.08.2018)


Fonte: Editorial IOB

 

Fim das “notinhas”: startup cria solução que acaba com as notas fiscais acumuladas pelas empresas


Solicitar reembolsos de despesas à empresa é uma prática recorrente entre os colaboradores das empresas. Esse processo exige muita organização e controle do departamento financeiro das empresas, pois os colaboradores entregam muitas notas fiscais e pedem reembolsos de diversos gastos que tiveram durante suas viagens e reuniões externas, como: alimentação, viagens, hospedagem, transportes, entre outros.


Pensando em otimizar a rotina das empresas que realizam reembolso de despesas, surgiu o VExpenses, uma startup que oferece soluções para a gestão de despesas corporativas, buscando a digitalização dos processos e acabar com as “notinhas”” acumuladas. Por meio do aplicativo, o colaborador fotografa as NFs de seus gastos, organiza suas despesas e já pede o seu reembolso, sem precisar preencher planilhas e entregar para a área financeira.


Com ajuda da tecnologia e da câmera do celular, o colaborador tira uma foto do recibo e envia para a área responsável. Esses dados são integrados e centralizados em relatórios analíticos, que ajudam os gestores a monitorarem as despesas de forma rápida e prática, sem precisar arquivar documentos.


Segundo pesquisa realizada pela ferramenta, com o uso do app é possível reduzir em 80% o tempo gasto pela empresa com estas tarefas. Ou seja, o responsável pela função de organizar os reembolsos, analisar as planilhas e fazer os pagamentos, agora pode se dedicar a tarefas mais produtivas dentro do departamento financeiro.


“A ideia de criar o app aconteceu durante uma viagem a trabalho, onde eu e meu sócio, percebemos que estávamos cercados de notas e começamos a pensar em uma solução mais prática do que ter que escanear todos os recibos, preencher uma planilha e entregar tudo para a responsável do financeiro, para, assim, recebermos o reembolso. Vimos que as soluções do mercado não atendiam nossas necessidades e resolvemos criar um sistema para ajudar outras empresas também”, explica Bruno Pain, co-fundador e diretor comercial do VExpenses.


Hoje o VExpenses tem cerca de 200 empresas clientes utilizando o app e mais de 15000 usuários do sistema. Desde então ajuda empresas pela América Latina a controlarem o processo de prestação de contas corporativas. O app está disponível para sistemas Android e IOS, pode ser baixado gratuitamente.


Fonte: Ecommerce News

bottom of page