Mais de 700 mil pessoas ficaram na Malha Fina

16.12.2019

Para muitos o fim do ano não será bom. Mais de 700 mil contribuintes tiveram suas declarações do Imposto de Renda de 2019 retidas na malha fina, devido a inconsistências nas informações prestadas. Quando entram na malha fina, as declarações dos contribuintes ficam retidas para verificação de pendências e eventual correção dos erros. As restituições são pagas somente após a questão ter sido resolvida.

 

Este ano, a quantidade de declarações retidas correspondeu a 2,13% do total de 32.931.145 declarações apresentadas neste ano.

Segundo a Receita, deste total retido, 74,9% apresentam imposto a restituir; 22,4% apresentam imposto a pagar e 2,7% apresentam saldo zero.

O órgão informou as principais razões que levaram os contribuintes a terem sua declaração retida:

- Omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes: 35,6% das declarações com esta ocorrência;

- Despesas médicas: 25,1% das declarações com esta ocorrência;

- Divergências entre o IRRF informado na declaração e o informado em DIRF: 23,5% declarações com esta ocorrência;

- Dedução de previdência oficial ou privada, dependentes, pensão alimentícia e outras: 12,5% declarações com estas ocorrências.

 

Último lote liberado

 

Desde o último dia 09, a Receita liberou as consultas ao sétimo e último lote da restituição. Quem porventura conseguiu resolver sua pendência com o Leão conseguiu entrar neste último lote.

 

 

Como sair da malha fina

Para saber o que há de errado com sua declaração, os contribuintes podem acessar o "extrato" do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada. Após verificar quais inconsistências foram encontradas pela Receita Federal na declaração do Imposto de Renda, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora.

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Especialista Tributária

UMA EMPRESA DO GRUPO VIRIATO

© 2017 POR CORREA & LOPES CONSULTORIA TRIBUTÁRIA LTDA