Rio - O governo do estado publicou, na noite desta terça-feira, o decreto com a relação das cidades que podem sair do isolamento social imposto no Rio por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19). A flexibilização das medidas restritivas foi anunciada na tarde de ontem pelo governador Wilson Witzel (PSC) durante coletiva de imprensa.
Ontem, eram 30 municípios liberados, mas o estado atualizou nesta quarta a relação, tirando Laje de Muriaé e Sumidouro da lista (veja a relação completa mais abaixo).
Os municípios autorizados a voltar a ter circulação de pessoas precisam não ter caso confirmado da covid-19. Cada prefeito vai decidir se vai aderir ou não à flexibilização das medidas restritivas decretadas em todo o estado no dia 16 de março.
O decreto de ontem prevê que os estabelecimentos comerciais que forem reabertos precisam adotar medidas de higiene recomendadas pela Organização Mundial da Saúda (OMS) para evitara propagação da doença.
"Fica sugerido ao administrador municipal, para efeito de melhor controle da movimentação da população, ações no sentido de bem orientar a população, através de treinamento organizacional de saída e volta para casa, distanciamento físico nas áreas de comércio, possíveis distribuição de álcool 70 em gel e máscaras protetoras", diz trecho do texto.
Veja a lista:
São Francisco de Itabapoana
São Fidélis
Quissamã
Carepebus
Conceição de Macabu
Va r r e - S a i
Natividade
Bom Jesus de Itabapoana
Italva
Cardoso Moreira
São José de Ubá
Cambuci
Carmo
Laje de Muriaé
Miracema
Santo Antônio de Pádua
Aperibé
Itaocara
Paty do Alferes
Cantagalo
Comendador Levy Gasparian
São Sebastião do Alto
Santa Maria Madalena
Macuco
Cordeiro
Duas Barras
Engenheiro Paulo de Frontin
Sumidouro
São José do Vale do Rio Preto
Va s s o u r a s
Fonte: O dia