• Correa e Lopes

Governo do RJ anuncia decreto que prevê reabertura da economia do Rio em junho

O governador Wilson Witzel (PSC) discutiu com o seu secretariado, nesta terça-feira, o início da reabertura da economia e ações para recuperar as finanças do estado por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19). O governador acredita que no próximo mês algumas medidas de flexibilização do isolamento social já possam ser adotadas pelos municípios, que devem levar em consideração a evolução da doença.


"Vamos colocar à disposição auxílio para os municípios que queiram tomar medidas mais restritivas e deixar a cargo de cada prefeito tomar a decisão que entender adequada em relação à abertura. No nosso decreto, vamos estabelecer parâmetros que devem ser observados pelos municípios para que possam tomar decisões. Se o município estiver com 90% de vagas de leitos, pode abrir a economia, mantendo barreiras sanitárias. Essa é a proposta", afirmou Witzel, durante o encontro no Palácio Guanabara.


A reabertura deve seguir o Pacto Social pela Saúde e pela Economia do Estado do Rio de Janeiro, lançando na quarta-feira da semana passada pelo governo do estado.


"Os critérios são baseados nos índices de contaminados dos últimos sete dias e de ocupação de leitos. Faixa vermelha é acima de 90% de ocupação. Faixa amarela entre 70 e 90%. Faixa verde abaixo do índice de ocupação de 70%. Existem outros indicadores que mostram que o distanciamento social tem dado certo. Alguns dados da própria Secretaria de Saúde mostram que a mortalidade tem se mantido estável no Rio de Janeiro e que a fila de espera por um leito de CTI e de enfermaria tem caído. Todos esses índices mostram que estamos no caminho certo. Cada atividade produtiva deverá ter um protocolo de operação. Esse protocolo será adotado por uma resolução conjunta da nossa pasta com a de Saúde, entre outras que desejem participar", ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Lucas Tristão.


Fonte: O DIA

12 visualizações

Especialista Tributária

UMA EMPRESA DO GRUPO VIRIATO

© 2017 POR CORREA & LOPES CONSULTORIA TRIBUTÁRIA LTDA