No decreto publicado em edição extra do Diário Oficial do Rio na noite de sexta-feira que flexibiliza as medidas de isolamento social, o governador Wilson Witzel determina que alguns setores da economia funcionem com o horário restrito a partir deste sábado. Entre eles estão os shoppings centers e centros comerciais, que funcionarão das 12h às 20h, com público máximo de 50%, além de outras restrições. Áreas de recreação, como cinemas, continuarão fechados.
No texto, o governador afirma que a secretaria de Saúde pode aumentar ou diminuir os setores autorizados a reabrir dependendo das análises do avanço da pandemia. Nesta sexta-feira, o Rio completou três meses desde o primeiro registro de uma pessoa infectada no estado. Em território fluminense são 63 mil casos de coronavírus e 6.473 mortes por Covid-19 em 90 dias.
O governador afirma que a secretaria de Saúde pode aumentar ou diminuir os setores autorizados a reabrir dependendo das análises do avanço da pandemia.
O decreto não impõe o fechamento de poucos setores, como locais de realização de eventos — cinemas e casas de shows, escolas e universidades e academias.
Para a reabertura as lojas precisarão cumprir medidas de segurança sanitárias. São elas:
Garantir a distância mínima de um metro entre as pessoas e o uso obrigatório de máscaras;
Uso de equipamentos de proteção individual, a serem fornecidos pelo estabelecimento para todos os funcionários, inclusive os terceirizados;
Organização de uma escala de revezamento de dia ou horário de trabalho entre os empregados;
Proibir a participação nas equipes de trabalho de pessoas consideradas do grupo de risco;
Priorizar o atendimento aos clientes, o agendamento prévio ou a adoção de outro meio que evite aglomerações;
Disponibilizar álcool em gel 70%, ou preparações antissépticas similares para funcionários e clientes;
Manter os banheiros e demais locais do estabelecimento higienizados;
Impedir a entrada ou permanência de pessoas sem a utilização de máscaras de forma adequada
Perigo: Após liberação do comércio ambulante, camelôs descumprem "regras de ouro" da prefeitura
Bares, lanchonetes e restaurantes também poderão reabrir, respeitando o limite máximo de 50% de ocupação. Com a mesma premissa, o decreto autoriza, ainda, a reabertura dos pontos turísticos da cidade.
As academias de ginástica, porém, continuarão fechadas até o dia 21 de junho. Mas estão liberadas as práticas esportivas ao ar livre, inclusive em parques públicos – o decreto orienta que as atividades físicas devem ser feitas, preferencialmente, perto de casa. Foi autorizado a volta do futebol e outros esportes de alto rendimento, mas sem público e seguindo as recomendações da secretaria de Saúde, que deverá autorizar a atividade.
Também está autorizado o funcionamento de shoppings centers e centro comerciais das 12h às 20h, com público máximo de 50%, além de outras restrições.
Confira os horários de restrição
24h por dia - Serviços essenciais
Mercados
Lojas especializadas em produtos naturais, suplementos e fórmulas alimentares
Postos de Combustíveis e lojas de conveniências
Comércio de produtos farmacêuticos
Clínicas laboratórios e consultórios médicos,
Clínicas veterinárias
Comércio da Construção Civil,
Comércio atacadista
Atividades industriais de necessário funcionamento contínuo
Serviços Industriais de Utilidade Pública
De 9h às 17h
Serviços em Geral
Indústrias extrativas e de transformação
Atividades gráficas, financeiras, seguros e serviços relacionados
Atividades imobiliárias, jurídicas, de contabilidade e de auditoria
Atividades de empresas, de consultoria e de gestão empresarial
Atividades de arquitetura e engenharia
Atividades de publicidade , comunicação, administrativas e serviços complementares
Agências de viagens, operadores turísticos e serviços de reservas
Lotéricas e correspondentes bancários
Bancas de jornais e revistas
De 11h às 19h
Comércio varejista em geral, exceto ambulantes
Atividades de lavanderias, tinturarias e toalheiros
Comércio de combustíveis e lubrificantes, exceto os postos de gasolina
Atividades da cadeia automobilística
Serviços de Corte e Costura
Demais estabelecimentos não previstos nos outros horários
De 12h às 20h:
Shopping centers e centros comerciai
De 07 às 15h
Construção Civil
O que continua proibido até 21 de junho:
Aulas presenciais de instituições privadas ou estaduais, inclusive de faculdades
Eventos e de qualquer atividade com a presença de público;
Cinemas, teatros e outras atividades;
Academias;
Permanência da população em praias, lagoas, rios e piscinas públicas;
Visitas às unidades prisionais
Clique aqui e confira o Decreto
FONTE: DOERJ