• Correa e Lopes Consultoria

Empresas e Negócios: Governo lança novo site para centralizar serviços de pessoa jurídica

Portal Redesim e Portal do Empreendedor migram para o portal único do governo.


Desde sexta-feira (4), o Portal Redesim e o Portal do Empreendedor migraram para o portal único do governo federal, o Portal Gob.Br no novo site Empresas e Negócios.

O usuário dos portais terão até o final deste ano para se adaptar às mudanças e, enquanto isso, serão mantidos tanto o site Empresas e Negócios quanto o Portal Redesim e o Portal do Empreendedor.

Em relação ao conteúdo e serviços disponibilizados nos sites, o governo informou que nada vai mudar para o site Empresas e Negócios. Características dos dois portais antigos foram incorporadas no novo espaço, como as expressões consagradas “Quero ser MEI” e “Já Possuo Pessoa Jurídica”.

Todas as páginas são responsivas e estão adaptadas para diversos dispositivos móveis.

Segundo a Receita, o novo portal tem total integração com a conta Acesso Gov.Br e reduz a quantidade de vezes que o cidadão precisa fazer sua identificação digital, pois reconhece o login Acesso Gov.Br já efetuado na mesma sessão do navegador.

A navegação pode ser feita diretamente pelos Cartões na página inicial, pelo menu acessado pelo botão ao lado do título do canal Empresas e Negócios ou pelo mapa do canal localizado no rodapé.

O novo endereço é https://www.gov.br/redesim

Redesim

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios - Redesim foi criada pelo Governo Federal por meio da Lei Nº 11.598, de 3 de dezembro de 2007, e tem por premissas básicas:

  • ABREVIAR e SIMPLIFICAR os procedimentos para abertura de empresas e

  • DIMINUIR o tempo e o custo para o registro e a legalização das empresas, reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.

A Redesim é uma rede de sistemas informatizados necessários para registrar e legalizar empresas e negócios, tanto no âmbito da União como dos Estados e Municípios. Tem como objetivo permitir a padronização dos procedimentos, o aumento da transparência e a redução dos custos e dos prazos de abertura de empresas.

Todo esse processo informatizado, linear e único é composto pelos sistemas das instituições que dele participam com comunicação automática.

Entre os parceiros, encontram-se os órgãos de registro (Juntas Comerciais, Cartórios de Registro Civil de Pessoas Jurídicas e OAB), as administrações tributárias no âmbito federal, estadual e municipal e os órgãos licenciadores, em especial o Corpo de Bombeiros, a Vigilância Sanitária e o Meio Ambiente.

Fonte: Contábeis

2 visualizações

Especialista Tributária

UMA EMPRESA DO GRUPO VIRIATO

© 2017 POR CORREA & LOPES CONSULTORIA TRIBUTÁRIA LTDA