top of page

Estado do Rio ganha ação no STJ contra cervejaria que queria parcelar dívida tributária ...


Estado do Rio ganha ação no STJ contra cervejaria que queria parcelar dívida tributária de R$ 1,2 bilhão em mais de 2 mil anos


O Superior Tribunal de Justiça acolheu os argumentos da Procuradoria Geral do Estado e decidiu manter decisão do Tribunal de Justiça do Rio contra empresa da Cervejaria Petrópolis, que queria parcelar, em 2.097 anos, dívida tributária de ICMS no valor de R$ 1,2 bilhão. Caso a empresa tivesse sido atendida em seu recurso, a dívida só seria quitada no ano 4105.


Em 2020, a empresa F’NA E-Ouro Gestão de Franchising e Negócios já havia perdido a causa no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e apelou ao STJ.


Ela pretendia parcelar o pagamento de sua dívida de ICMS com base na interpretação de uma lei estadual de 2015, mas uma resolução de 2016, regulamentando a lei, instituiu condições adicionais para o parcelamento, entre elas a de que os valores pagos mensalmente pelos contribuintes têm de ser suficientes para promover a amortização da dívida.


Em seu voto, o ministro relator Manoel Erhardt afirmou que a decisão do Tribunal de Justiça do Rio, reconhecendo o recurso da PGE, estava correta, pois entendeu que a empresa não possuía expectativa de efetuar o pagamento, de parcelas de valores irrisórios, considerando o total do débito.


Fonte : PGE.rj.

Commenti

Valutazione 0 stelle su 5.
Non ci sono ancora valutazioni

Aggiungi una valutazione
bottom of page