Sistema é fundamental para a gestão orçamentária e financeira de todo o estado
O Estado do Rio de Janeiro vai ganhar uma nova versão do Sistema Integrado de Gestão Orçamentária, Financeira e Contábil (Siafe-Rio).
Para viabilizar a implementação do programa, a Secretaria de Estado de Fazenda assinou, nesta quinta-feira (04/05), um contrato, com validade de cinco anos, que será publicado no Diário Oficial nos próximos dias.
Fundamental para a gestão contábil, financeira, orçamentária e patrimonial de todos os órgãos públicos estaduais, o Siafe-Rio registra movimentações como transferências de recursos aos municípios e pagamentos a fornecedores e servidores, sendo acessado por mais de 5 mil usuários em mais de 600 unidades executoras.
“A chegada do novo Siafe-Rio vai permitir muito mais do que manter o sistema em funcionamento e realizar correções. Trata-se de uma revolução na maneira de gerenciar os recursos públicos”, afirmou o secretário de Estado de Fazenda Leonardo Lobo, ressaltando ainda que a atualização do sistema vem sendo tratada como prioridade desde o início da sua gestão.
A versão usada atualmente é a mesma desde 2016, quando o Siafe entrou em operação no estado. A previsão é que o novo sistema comece a funcionar em janeiro de 2024. Entre as novidades, estarão à disposição módulos de controle da Dívida Pública e de fluxo de caixa, que hoje são feitos manualmente.
Entre outras vantagens do novo Siafe-Rio, estão o aumento da agilidade do serviço, da segurança dos dados e da estabilidade do sistema. Também melhoram a qualidade da informação contábil e as prestações de contas aos órgãos de controle e à União, garantindo que o Rio continue atendendo aos requisitos do Decreto federal 10.540/2020, que estabelece padrões mínimos de qualidade para esse tipo de sistema.
Fonte : Sefaz.
Opmerkingen