Sefaz emite NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) e NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica); sistema não funciona em vários estados
O Sefaz, sistema usado por Secretarias de Fazenda para emitir NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) e NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica) não funciona em diversos estados nesta terça-feira (17). Usuários relatam que o serviço caiu e dá mensagens de erro timeout. A situação começou a se normalizar desde as 20h30 (horário de Brasília).
A Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul confirma que um sistema do governo estadual ficou mesmo fora do ar. A falha acabou afetando diversos outros estados.
A NF-e tem um portal de status com a disponibilidade dos serviços. Ele apontava problemas na autorização,
consulta de protocolo, consulta de cadastro e outros critérios em quatro sistemas:
Sefaz do Rio Grande do Sul;
Sefaz de São Paulo;
SVRS (Sefaz Virtual do RS), usado para consulta de cadastro no AC, ES, RN, PB e SC; e para demais serviços relacionados ao sistema da NF-e no AC, AL, AP, DF, ES, PA, PB, PI, RJ, RN, RO, RR, SC, SE e TO;
SVC-RS (Sefaz Virtual de Contingência Rio Grande do Sul), usado no AM, BA, CE, GO, MA, MS, MT, PE e PR.
Desde as 20h30, o painel da NF-e aponta que todos esses sistemas estão operando de forma normal. No entanto, o site da Sefaz/RS ainda não carrega, dando erro 404.
O assunto gerou diversas queixas no Twitter e no DownDetector. Um dos relatos afirma que o sistema caiu ou ficou muito lento, dando erro de time-out. A falha afetou a emissão de NF-e, NFC-e, MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais) e CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico).
“Sefaz, colabora, eu preciso despachar produto”, pede uma usuária no Twitter. “O Sefaz caiu e por isso não consigo gerar a nota”, reclama outra. “Tentando emitir uma NF faz umas 2 horas e só da erro”, relata uma terceira.
Outro comentário diz o seguinte: “mais de uma hora e meia sem funcionamento em SC, nenhum serviço do SEFAZ; ontem já tivemos problemas com oscilação do serviço, hoje nada, nem um comunicado ou alguma informação”.
A Receita Federal explica que “a emissão de NF-e é com as Secretarias de Fazenda Estaduais (Sefaz)” e garante que “não há nenhuma indisponibilidade em nossos sistemas”.
Fonte: Tecnoblog
Comments